
Atividade: Hora da História
Mal começa o dia e a turminha do Maternal A aguarda com ansiedade a Hora da História.
A cada dia uma monitora se habilita a praticar leitura para as crianças que, aprendem novas palavras, novos nomes, novas formas de ser, viver e conviver.
E é assim...
Por meio das histórias que os alunos se interessam em aprender a compreender
os mundos que a leitura das letras pode proporcionar.


Equipe Responsável: Monitoras Selma, Elisete, Tereza, Denise e Neusa


Atividade: Malinha da Leitura

Na rotina da turminha Maternal - B, a leitura tem lugar certo em sala de aula!!!
Mas não paára por aí. Acontece também na casa dos alunos!!!
As famílias são incentivadas a lerem histórias para as crianças, levando para casa a Malinha de Leitura, a qual guarda uma história e um caderno de registros, onde as famílias são também motivadas a praticarem a escrita, contando as expectativas antes da leitura, as sensações trazidas em seu desenrolar e as marcas significativas deixadas com essa vivência.
A equipe do Maternal B está de parabéns! Uma iniciativa que trazduz a idéia de Parceria entre a Escola e a Família.


Equipe Responsável:
Profª Gislaine, Monitoras Michele, Gabrielly, Liliane, Marisa eTatiane.


Atividade: Chamadinha

Na rotina da turminha do Berçário - II - A, a leitura também tem lugar certo todos os dias!!! As crianças são motivadas a identificarem seu próprio nome, das educadoras e de seus colegas por meio da Chamadinha, que começa assim:
As educadoras da classe - Professora, Auxiliares do Desenvolvimento Infantil e Monitoras - anunciam a atividade e organizam as crianças em roda.
É feita a leitura por ajuste do título da atividade: Chamadinha
Em seguida, uma a uma, são mostradas as plaquinhas com os nomes das educadoras e dos alunos para que com a mediação das mesmas, todos possam receber suas próprias plaquinhas. Todos participam!!!
A atividade acaba quando depois de todos receberem suas plaquinhas, as mesmas passam a ser guardadas no painel da Chamadinha.
Atividades como estas favorecem a inserção da criança no mundo letrado, onde as letras formam além de palavras, significados, sentidos e saberes da vida real. Neste contexto de leitura o nome é oponto de partida, não por acaso, mas porque é uma palavra pra lá de significativa para a criança. A equipe está de parabéns pela iniciativa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário